quarta-feira, 14 de março de 2012


14/03/2012 - 09h48 / Atualizada 14/03/2012 - 13h11

Procon-SP suspende por três dias os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime

Do UOL, em São Paulo
Comentários 454
O Procon-SP determinou a suspensão por três dias dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime – eles não poderão realizar vendas em todo o Estado de São Paulo por 72 horas, a partir de quinta-feira (15). As três páginas são de responsabilidade da B2W Companhia Global do Varejo, que também deverá pagar multa no valor de R$ 1.744.320 por conta de reclamações de clientes. A decisão foi publicada nesta quarta (14) no "Diário Oficial do Estado", e não cabe recurso.
Procurada, a empresa afirmou que ainda não tem um posicionamento sobre o caso.

A suspensão tem como base o artigo 56, VI do Código de Defesa do Consumidor, e foi motivada por reclamações em 2011 sobre entregas de produtos e também defeitos nos itens adquiridos. “Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, explicou em nota Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da fundação.

Em 2010, continua a nota, o Procon-SP registrou 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. Em 2011, esse número aumentou em 180%, com o registro de 6.233 atendimentos.
Segundo a fundação, a empresa já havia recorrido da decisão em 1º grau para a suspensão dos sites, publicada em 10 de novembro de 2011 no "Diário Oficial". A decisão, no entanto, foi mantida, conforme divulgado nesta quarta-feira.
Há também a determinação de que, na página inicial dos sites bloqueados, seja exibida a seguinte mensagem: “O Grupo B2W, em virtude de decisão proferida pela Fundação PROCON – SP, em processo administrativo de n° 2573/2010, está com as atividades de e-commerce suspensas em todo o Estado de São Paulo, por 72 (setenta e duas) horas, a partir de 15 de março de 2012”.

Veja cuidados importantes durante compras online

Foto 1 de 11 - As compras pela internet estiveram no topo do ranking de reclamações feitas por clientes em 2011, segundo um levantamento feito pela Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Mas alguns cuidados básicos enquanto você faz sua compra em algum site ou serviço pela internet podem evitar futuros problemas. Veja a seguir algumas dicas da Fundação Procon Think Stock

Comentários 454

Avatar do usuário
  1. Avatar de Gustavo-Manaus

    Gustavo-Manaus

    7 minutos atrás
    Parabéns pela coragem e iniciativa do Procon, tive um problema com o prazo de entrega da shoptime e não quero mais nenhum acordo. Quem não tem competência não se estabelece.
  2. Avatar de Pepss

    Pepss

    9 minutos atrás
    Eu tbm fiz compra na PANK e estou esperando a resposta de aprovação até hj e nada. Somos feitos de palhaços mesmo e o circo é o BRASIL!!!
  3. Avatar de Marcilio Lima Costa

    Marcilio Lima Costa

    9 minutos atrás
    raramente faço compras pela internet. Só quando não tem jeito mesmo e mesmo assim quando é alfo de muita utilidade, como livros. Muitas vezes não é caso de comodismo, é de preguiça mesmo. Estamos ficando preguiçosos demais. E depois, comprar um produto sem estar vendo com nosso próprios, nunca me convenceu. Além disso, estamos´precisando manter o nível de empregos, e essas lojas on-line faturam sem muita distribuição de renda.
  4. Avatar de MaxDidio

    MaxDidio

    9 minutos atrás
    E o site "PLANETA OFERTAS" e 'FATOR DIGITAL" como que fica???
  5. Avatar de chies.rose

    chies.rose

    10 minutos atrás
    Comprei nas americanas.com em 14/12/2011(R$1.504,00) um computador, porém veio com defeito, pedi a troca ou devolução do valor e até a data de hoje não tive nenhum resultado.Liguei varias vezes, mandei email e nada... Estou juntando todos os papéis e vou levar para um advogado para uma ação de pequenas causas.
  6. Avatar de Tartarelli

    Tartarelli

    10 minutos atrás
    Isso mesmo, estes monopólios NET com má qualidade e se achando o máximo tem que tomar mesmo. Valeu Procon, pena que a multa fia pro abreu pagar né?
  7. Avatar de atoyomi

    atoyomi

    12 minutos atrás
    Demorou. Minha experiência desagradável foi com a compra de um celular no site da Americanas, em meados de dez/2011 (seria um presente de Natal). Somente após acionar o Procon e registrar no Reclameaqui, recebi o aparelho (cerca de 40 dias após o pagamento)
  8. Avatar de Ricardo Bastos

    Ricardo Bastos

    14 minutos atrás
    Em fim uma decisão sábia pois tive problemas no shoptime onde comprei uma tv em 03/01/2012 e até semana passada não havia recebido, então como último recurso cancelei a compra. Parabéns ao Procon-SP espero que isso se estenda ao pais todo, pois esses caras B2W brincam com nossa paciência.
  9. Avatar de C_elo

    C_elo

    17 minutos atrás
    Comprei um ar de 24.000 BTUS no submarino, após a confirmação do pagamento me enviaram e mail dizendo que não tinham o ar para me entregar, hora como vendem uma coisa que não possuem, e tiveram a cara de pau de dizer que vão devolver o dinheiro em 60 DIAS. Hoje vou procurar o procon.

Últimas Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário