terça-feira, 25 de novembro de 2014

Marília, 25 de Novembro de 2014 - 16:19
IVCAnuncie SobreExpedienteContato
Jornal Diário
FacebookTwitterYouTube

Postado em 22/08/2014 às 01:00

Cidade terá quatro ecopontos para coleta seletiva até o primeiro semestre de 2015

As licitações para a contratação das empresas responsáveis por disponibilizar mão de obra e materiais para a construção deverão ocorrer entre os dias 8 e 9 de setembro

Categoria: Caderno B

ECOPONTO - Uma das unidades está localizada na rua Angelina Balco da Silva - Arquivo
CIBELE MARTINS

Foram publicados no Diário Oficial de ontem (21) os editais de abertura de licitação para a construção de quatro ecopontos na cidade. A previsão da entrega dos espaços utilizados para receber todo tipo de resíduo, exceto lixo orgânico, é o primeiro semestre de 2015.
As licitações para a contratação das empresas responsáveis por disponibilizar mão de obra e materiais para a construção deverão ocorrer entre os dias 8 e 9 de setembro. As construtoras deverão entregar as obras até janeiro do próximo ano.
Os ecopontos ficarão localizados no cruzamento da rua Dr. Paulino Botelho Vieira com a rua Bento de Abreu Filho, no bairro Jardim Sancho Floro da Costa, região norte da cidade; rua Hernani Frangipani, no bairro José Augusto da Silva Ribeiro; na rua Amador Bueno, no bairro Comerciários, região oeste e rua Angelina Balco da Silva, no Nova Marília, região sul.
Cada unidade com 625 metros quadrados deverá ser executada ao custo de R$ 87 mil.
A verba total de R$ 350 mil foi destinada por emenda parlamentar e aprovada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Dois prédios serão gerenciados pela empresa Monte Azul, de Araçatuba, que já possui contratos com a prefeitura para a realização de transbordo do lixo e apoio no serviço de coleta. Outras duas unidades serão operadas pela prefeitura com auxílio de cooperativas de coleta seletiva que deverão contar com espaço para realizar o manejo e limpeza do material.
Os Ecopontos funcionarão em horário comercial e serão como ponto de entrega voluntária de recicláveis como vidro, plástico, papel, além de inservíveis como eletrônicos e móveis, lâmpadas florescentes, óleo de cozinha e até mesmo pneus. Também será permitida a entrega de resíduos de construção civil, entretanto, a quantidade máxima é de um metro cúbico. Após a entrega todos os resíduos serão destinados corretamente pela prefeitura.
“No início faremos uma divulgação bastante intensa sobre os locais de coleta. Pois nesta fase é necessária a conscientização da população em relação a importância de entregar os resíduos nos espaços apropriados e não mais jogar em terrenos baldios”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Sanches Mascarin.
A implantação dos ecopontos já atende uma das medidas do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- em desenvolvimento com previsão para término no final do mês-, além da Política Nacional sobre o assunto. Até 2016 a administração espera contar com um total de oito unidades.
Com este programa a intenção é reduzir em 30% a quantidade de lixo encaminhada para o aterro sanitário para posterior realização do transbordo. Atualmente 180 toneladas de lixo são produzidas diariamente. Com a diminuição a prefeitura também pretende economizar nos custos com o transporte do lixo, já que o cálculo é feito de acordo com a quantidade.
“No próximo ano vamos pleitear mais quatro ecopontos. Desta forma a prefeitura atende a Política Nacional ao proporcionar suporte à população para a coleta dos resíduos, além de preservar o meio ambiente e desenvolver o sistema de coleta seletiva”, destaca Mascarin.

Comentários

Mais Recentes

Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário
Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail
Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Caderno B
Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados
Redes SociaisFacebookTwitterYouTube
Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. StrikeOn

Marília, 25 de Novembro de 2014 - 16:0
IVCAnuncie SobreExpedienteContato
Jornal Diário
FacebookTwitterYouTube

Postado em 23/11/2014 às 01:00

Prefeitura anuncia regularização do Distrito Industrial de Lácio

Medida, esperada há 24 anos, possibilitará emissão das escrituras. Termo será assinado na próxima quinta-feira (27)

Categoria: Geral

PREFEITO - Vinícius vai assinar na próxima quinta-feira, dia 27, o termo de regularização de 119 escrituras -
Após 24 anos de incertezas, os proprietários de lotes do Distrito Industrial de Lácio vão poder finalmente registrar as escrituras, o que deve proporcionar um desenvolvimento ainda maior da região. Isso está sendo possível graças a um trabalho inédito determinado pelo prefeito Vinícius Camarinha e que foi realizado pela EMDURB (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília).
O prefeito Vinícius vai assinar na próxima quinta-feira, dia 27, o termo de regularização de 119 escrituras do Distrito Industrial de Lácio. De acordo com o presidente da Emdurb, Cleber Pinha Alonso, “é uma conquista importante para o município, uma espera de 24 anos. Desde o início da implantação do distrito, nunca houve uma preocupação em regularizar os lotes, respeitando as regras que eram previstas no projeto original, como a destinação de uma área verde de preservação ambiental. Para que tudo desse certo e para a liberação da licença da Cetesb, tivemos que destinar uma outra área no município como de preservação ambiental, ou seja, foi realizada uma substituição já que no distrito industrial de Lácio não seria mais possível separar um lote para esse fim”, revelou o presidente da autarquia.
O distrito é composto por áreas residenciais e outras comerciais/industriais, onde o proprietário tem o seu direito, mas não em plenitude já que falta um documento fundamental: a escritura.
Cleber Pinha Alonso destacou que o maior ganho para o proprietário é a possibilidade de negócio dando a área como garantia comercial. “Os empresários nos procuravam reclamando que gostariam de investir, expandir suas empresas buscando recursos junto aos bancos ou ao governo federal, através do BNDES, mas para isso precisavam da escritura, já que qualquer banco para liberar um financiamento pede uma garantia, muitas vezes a área da empresa em expansão e agora isso será possível. Marília ganhará e muito com os investimentos comerciais que serão possíveis com a regularização, esperamos, inclusive, a geração de mais empregos”.
A regularização era um compromisso do atual governo junto aos empresários da cidade.
“Estamos organizando a cidade como um todo, buscando formas de desenvolvimento econômico, geração de empregos. Ao assumirmos, solicitei ao presidente da Emdurb um estudo das condições dos distritos industriais e era inadmissível concordar com a falta de organização encontrada em Lácio. A medida vai beneficiar proprietários de 69 lotes residenciais e 50 comerciais”, revelou o prefeito Vinicius Camarinha.
ESCRITURAS
A solenidade vai acontecer no auditório Professor Otávio Lignelli, piso superior da Biblioteca Municipal, a partir das 10 horas, com a presença dos proprietários dos lotes e pessoas ligadas ao desenvolvimento comercial e industrial de Marília.
“Ao serem informados da conquista, os empresários comemoraram, já que existia no município uma informação de que aquela área jamais seria regularizada, mas o prefeito tomou à frente, demonstrou que, na verdade, o que existia era falta de vontade de regularizar os lotes e trouxe esse benefício que marcará de maneira positiva a atual administração. A escritura mãe já está registrada em cartório e na quinta-feira os empresários receberão a autorização para a transferência do documento para seus nomes e em definitivo”, destacou.
O presidente da EMDURB revelou ainda que em breve a Prefeitura anunciará a regularização de outras áreas no município. “Temos alguns loteamentos de interesse social, como no Parque dos Ipês que já está sendo feito o mesmo trabalho, a regularização das escrituras. O sonho da casa própria só é concretizado com todos os documentos em ordem’.
VALORIZAÇÃO
É importante destacar que muitos investimentos estão previstos para o distrito de Lácio, além da regularização dos lotes, a região, em breve, vai poder contar com conquistas educacionais: o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), com capacidade para beneficiar 1.200 alunos, cuja área para instalação já foi doada pela Prefeitura; bem como a construção do prédio próprio da FATEC (Centro Paula Souza) e ETEC (Escola Técnica) ‘Antônio Devisate’ que possibilitará a ampliação dos cursos e maior qualificação da mão de obra mariliense.
Para a sub-prefeita de Lácio, Rosemeire Vernaschi, o prefeito Vinícius Camarinha tem tido uma preocupação jamais vista antes pelo distrito. “São inúmeros investimentos, asfalto, poço a ser perfurado, reforma na unidade de saúde, eventos culturais e agora a regularização dos lotes. Graças a Deus o prefeito é um administrador que cumpre com sua palavra”, concluiu.

Comentários

Mais Recentes

Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário
Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail
Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Caderno B
Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados
Redes SociaisFacebookTwitterYouTube
Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. StrikeOn