sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SARNEY VOLTA À PRESIDÊNCIA

SARNEY VOLTA À PRESIDÊNCIA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), terceiro na linha sucessória presidencial, assumiu ontem a condição de presidente da República em exercício. Ele volta ao cargo cerca de 20 anos após deixar o posto ocupado entre 1985 e 1990.

TODOS NA VIAGEM

Sarney fica presidente até segunda-feira. A presidente Dilma Rousseff, na Rússia; o vice-presidente Michel Temer, em Portugal; e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), no Panamá; deverão retornar ao Brasil somente no domingo, após cumprirem agenda oficial no exterior.

COISAS DE ROTINA

Sarney afirmou que vai apenas “cumprir uma exigência constitucional, é uma coisa de rotina”. Ele chegou à presidência em 21 de abril de 1985 para cumprir o mandato de Tancredo Neves, eleito para ser o primeiro presidente civil do País após 21 anos de ditadura militar, mas que morreu antes de assumir o cargo.


SENTENÇA AGUARDADA

O meio político aguarda com ansiedade a decisão da Justiça Eleitoral sobre ação apresentada pelo MP (Ministério Público) que pediu a cassação do registro de candidatura e anulação dos votos de Yoshio Takaoka (PSB). Acredita-se que a sentença seja divulgada antes da diplomação agendada para o dia 18 de dezembro.

EXEMPLO

Manuscritos recuperados em cadernos, mensagens de texto no celular e anotações sobre a difícil luta de um jovem, contra o câncer, estão registradas em um livreto editado pela própria mãe. O objetivo da dona-de-casa Leonor Alves da Silva, de 42 anos, é levar esperança para outras famílias que enfrentam a doença. A publicação pode ser encontrada na sala de espera da oncologia da Santa Casa de Marília, unidade de saúde onde Gustavo da Silva Oliveira, 14 anos, travou sua batalha pessoal.


PREOCUPAÇÃO

A incidência de câncer na população brasileira está cada vez mais precoce. O alerta, no Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado neste dia 27 de novembro, é do Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília. A patologia está entre as doenças degenerativas que mais crescem em novos casos, e surpreende até os mais jovens.

EMPREGO INDUSTRIAL

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP de Marília, região composta por 29 municípios, apresentou resultado positivo no mês de novembro de 2012. A variação ficou em 0,25%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 100 postos de trabalho. No ano, há um acumulado de -0,74%, representando uma perda de aproximadamente 250 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -1,93%, representando uma redução de aproximadamente 700 postos de trabalho. A crise econômica ainda reflete na diminuição de vagas de emprego no setor.

O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora
do seu tempo não descobriu o valor da vida.
Charles Darwin


O Painel Diário é um espaço aberto ao leitor.
Dúvidas, sugestões e críticas podem ser feitas pelo
email: paineldiario@diariodemarilia.com.br




Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário

NECRIM completa dois anos com 90% dos casos conciliados

Apesar do resultado positivo, o efetivo deficitário ainda impede serviço mais eficaz

NÚMEROS - A delegada Tereza Cristina Albieri Baraldi falou sobre os dois anos do NECRIM - Foto: Paulo Cansini
Com dois anos de atuação completos ontem (13), o NECRIM (Núcleo Especial Criminal) tem mais de 90% de sucesso nas conciliações entre as partes envolvidas em crimes de menor potencial ofensivo. Apesar do resultado positivo, o efetivo deficitário ainda impede um serviço mais eficaz.
De acordo com a delegada titular Tereza Cristina Albieri Baraldi, desde o início dos trabalhos, foram registrados 4.987 termos circunstanciados pela delegacia. O NECRIM ainda realizou 1.185 audiências, sendo que em 1.076 delas houve acordo. A maioria das conciliações entre as partes ocorreu em acidentes de trânsito.
“Posso dizer que, dos nossos atendimentos em audiências, 90% são em decorrência de acidentes de trânsito com lesão corporal. Esse sucesso nas conciliações reduz a perda material e também é importante para o Poder Judiciário, já que um acordo feito aqui inibe uma ação penal”, afirma a delegada.
Tereza, no entanto, diz que os números poderiam ser ainda melhores não fosse o efetivo atual da delegacia, considerado por ela abaixo do ideal. Atualmente, o NECRIM possui dois delegados, três escrivães, dois investigadores, um papiloscopista e um auxiliar. Para ela, o ideal seria que o quadro de funcionários fosse duplicado.
“O projeto é ideal, mas não é realizado em sua plenitude pela falta de funcionários. Esse é um problema não só de Marília, mas sim de todo o estado de São Paulo. Mensalmente, conseguimos realizar 45 audiências de conciliação. Com um efetivo maior poderíamos realizar o dobro de atendimentos”, finalizou.
O Necrim está instalado na Avenida Santo Antonio, 845, centro. O telefone da delegacia é o 3453-5618.




Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário