A
Santa Casa de Marília, que comemora 85 anos em 2014, está em processo
de implantação de um novo sistema integrado de logística de suprimentos,
que irá afetar positivamente a rotina da instituição e gerar redução de
despesas. De acordo com dados da diretoria, por ano as compras de
materiais hospitalares e medicamentos da unidade movimentam R$ 12
milhões.
O novo parceiro é a Logimed, uma empresa do grupo Andrade Gutierrez
que atua no planejamento, gestão e logística da cadeia hospitalar de
suprimentos, visando efetiva economia financeira, controle, uso
consciente e otimizado dos produtos.
Na fase de implantação, equipes da companhia participam da transição,
capacitam os colaboradores da Santa Casa e agregam profissionais
próprios, que atuarão de forma integrada. Farmácia, setor de compras e
almoxarifado serão algumas das áreas mais impactadas pelas mudanças, que
devem beneficiar todo o hospital.
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana,
afirma que parcerias como esta são importantes para agregar qualidade.
“Fazemos atualmente nossos processos de forma técnica e comprometida,
porém, com a adesão à Logimed teremos preços menores nos produtos, já
que as compras são compartilhadas por grandes hospitais. Além disso,
precisaremos ter nas instalações do hospital menor quantidade, com mais
qualidade, de uma forma mais estratégica e otimizada”, explica Kátia.
A empresa opera desde 2008, criada para atender uma necessidade
logística da Santa Casa de São Paulo. Desenvolveu-se ao longo dos anos e
atualmente atende 40 complexos de saúde, incluindo os hospitais de
referência nacional e a Unimed Paulistana.
A gerente de projetos da Logimed, Tatiana Tempel, destaca a parceria
inédita em Marília. “A assinatura do contrato com a Santa Casa de
Marília representa a entrada da empresa, em grande estilo, no interior
paulista. Estamos honrados e felizes em poder trabalhar com uma
instituição séria, histórica e de referência na região”, disse.
Tatiana afirmou ainda que espera, com a parceria, melhorar os
serviços logísticos do hospital e gerar economia que poderá ser
revertida em investimento em outras áreas, aperfeiçoando a qualidade dos
serviços prestados aos pacientes.