Primeira Farmácia Municipal será inaugurada este mês
7 de julho de 2017
por Marília Notícia

Antigo PA Norte sendo reformado pela Prefeitura (Foto: Divulgação)
Os serviços funcionarão no antigo prédio do Pronto Atendimento da zona Norte, na rua Berta Camargo Vieira.
O espaço está fechado desde 2016, quando foi instalada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em outro ponto do bairro. No início deste ano, o projeto foi retomado e a restauração teve início com recursos próprios e mão de obra dos servidores municipais.
Como o Marília Notícia havia antecipado no mês passado em reportagem, a forma como é feita a distribuição de remédios para pacientes da rede municipal de Saúde em Marília mudará.
Atualmente, as pessoas retiram o medicamento nos postos de saúde em que estão vinculadas. São, portanto, dezenas de pontos de entrega de remédios.
Com a mudança, a entrega deve ocorrer em quatro pontos nos próximos meses – três em Marília e outro no distrito de Padre Nóbrega. Nos demais distritos, outra solução foi encontrada: um serviço volante. O primeiro ponto a ser inaugurado é justamente o da zona Norte.
Outras das unidades ficarão na zona Sul e Centro, em área próxima ao Terminal Urbano, mas não foram detalhados os endereços.
“Neste pontos, toda a população, independente da região de residência, será atendida por profissional farmacêutico. Os moradores dos distritos (exceto Padre Nóbrega) serão atendidos por equipes volantes também com a presença de farmacêutico”, disse a Prefeitura.
De acordo com a pasta, a mudança vem no sentido de cumprir as normas legais, que exigem a presença de farmacêutico em “todas as unidades onde há dispensação de medicamentos”. Com isso, é inviável a contratação de dezenas de profissionais do ramo. A solução, foi concentrar a distribuição.
“Dessa forma, o município cumpre as normativas técnicas e atende a população de forma conveniente, em locais estratégicos, adequados e com melhor controle de estoque”, diz o Executivo.
Sobre a possibilidade de que a distância para retirada de remédios por pessoas idosas e com a mobilidade reduzida, o entendimento da Prefeitura é de que uma farmácia em cada grande área da cidade não mudará muito a rotina dessas pessoas.
Aos que não podem se locomover, a explicação é que os familiares já fazem a retirada nesses casos.
Reforma
A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a revitalização foi feita sem a necessidade da contratação de construtora e gastos excessivos. Esforço envolveu pasta da Saúde, Obras, Planejamento, entre outros setores da administração.
“O município firmou um compromisso de administrar os recursos públicos de forma eficiente e responsável. É sob essa orientação que trabalhamos, enfrentado os desafios com determinação, valorizando os servidores e melhorando a assistência à população”, afirmou.
A secretária lembrou ainda que a situação encontrada há seis meses, com endividamento, risco de greve, desabastecimento de remédios e insumos, serviços interrompidos e falta de crédito com fornecedores já foi totalmente superada.
O prédio do Antigo PA recebeu reparos de telhado, substituições e recuperação de portas, revisão e adequações elétricas e hidráulicas, pintura e reorganização das salas para as novas necessidades.
Mais espaço
A UBS Santa Antonieta, atualmente instalada em casa alugada na rua Ilza de Assis Penitente, conta com cerca de 30 profissionais (incluindo agentes de saúde e agentes de endemias). A população do território atendido é estimada em 20 mil pessoas.
A gerente interina, enfermeira Fabiana Veronez Martelato Gimenez, explica que alguns profissionais da equipe, como a dentista da unidade, atende atualmente em outro local em função do espaço limitado na casa alugada. “Hoje estamos dividindo espaço. Com essa recuperação teremos melhores condições de trabalho. O conforto à população também terá um ganho imenso”, afirma.
Inauguração
Evento de inauguração está marcado para o dia 21 de junho, a partir das 19h, em frente a unidade de saúde. Estão programadas atrações artísticas, com valorização de talentos da própria comunidade, além de acolhimento e brincadeiras para as crianças.



