terça-feira, 29 de maio de 2012

Com imunização de 55,93%, vacinação prossegue até a próxima sexta-feira

Até maio de 2012 foram notificados no Estado de São Paulo 256 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

IMUNIZAÇÃO - Maior adesão continua sendo a dos idosos, com a imunização de 16.959

Por determinação do MS (Ministério da Saúde), a Campanha Nacional Contra Influenza 2012 foi prorrogada até 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava na sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. Em Marília, a cobertura até esta quinta-feira (24) foi de 55,93% da população estimada. A Campanha foi iniciada em 5 de maio.
A vacinação é voltada a pessoas com 60 anos ou mais, mulheres grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre 6 meses a 2 anos incompletos (23 meses e 29 dias) e os trabalhadores da Saúde que atendem pessoas com gripe, considerados grupos de maior vulnerabilidade.
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) também está realizando a vacinação de pessoas com doenças ou condições crônicas, que tem orientação médica para a imunização, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. Foram imunizados até agora 1.351 doentes crônicos.
O grupo com maior adesão continua sendo o dos idosos, com a imunização de 16.959 pessoas (59,2% da população estimada). No grupo de crianças, foram imunizados 2.036 menores de dois anos de idade (50,4%); enquanto no das gestantes, 824 mulheres (29,5%). Foram imunizados até agora 2.165 trabalhadores da Saúde (56,28%)
Rachel indica que até maio de 2012 foram notificados no Estado de São Paulo 256 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe forte) com pacientes hospitalizados, sendo 18 casos confirmados para o vírus da gripe A (H1N1), 190 descartados e 49 permanecem em investigação.
Por isso que é importante aproveitar a oportunidade da Campanha e imunizar-se. A vacina é segura, e protege as pessoas da gripe, e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos. A única contraindicação à vacina é para pessoas com história de reação anafilática ou alergia grave, relacionada a ovo de galinha, ou dose anterior da vacina.
As gestantes têm receio em receber esta vacina, o que pode ser evidenciado pela baixa cobertura vacinal deste grupo. No entanto, esta é uma vacina segura e pode proteger tanto a mãe quanto o bebê. Bebês nascidos de mães que foram vacinadas contra gripe durante a gestação ficam menos hospitalizados do que os demais no primeiro ano de vida.
“A imunização da gestante também beneficia o bebê, porque a mãe passa os anticorpos dela para o feto e protege o bebê do nascimento aos seis meses de vida, período em que a vacina não pode ser aplicada diretamente na criança”, explica Rachel.




Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário