Clubes usam inscrição em massa como “jeitinho” para jogar a Copa SP
iG mostra como regulamento que prevê registro na CBF em setembro não evita times de aluguel. Peneiras são feitas até 45 dias depois
Foto: Gazeta PressAmpliar
Lance da partida Oratório e Grêmio: time do AP inscreveu 47 jogadores na CBF em quatro dias
Leia mais: Jogo tem cornetagem e garoto sonhando ser... administrador
Não há ilegalidade, mas o “jeitinho” funciona da seguinte maneira: os clubes fazem acordos com equipes que não têm vagas na competição ou com empresários – todos interessados em expor seus garotos. Os parceiros então enviam uma lista extensa com nomes e dados de jogadores que podem ser utilizados e todos são colocados no BID, em uma enxurrada de registros em meados de setembro.
A versão da FPF: Entidade defende inchaço e regulamento
O detalhe é que só depois, às vezes bem depois, de 16 de setembro que os treinadores escolherão aqueles que serão usados – formando times com jogadores que mal se conhecem. Os que sobram seguem vinculados, às vezes sem nunca ter visitado a cidade sede do clube a qual “pertencem” e sem nunca jogar uma partida. Entre 13 e 16 de setembro de 2011, a maioria dos registros no BID foi de jogadores com status de “amadores” (garotos que não têm contrato profissional).
Veja também: A tabela da Copa São Paulo 2012
O Cruzeiro do Distrito Federal (no grupo P da Copinha) registrou 25 no dia 16, o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul (no grupo I, com o Flamengo), 29 entre 15 e 16 e o Vitória de Santo Antão, de Pernambuco (no grupo Q, com o Santos), incríveis 49 atletas (quase cinco times) entre 14 e 16. A Federação Paulista exige que até 25 de novembro uma lista de 30 atletas seja enviada para a inscrição oficial no torneio – cinco são cortados na véspera da competição (todos têm que estar no BID desde 16 de setembro).
A estreia: Oratório é goleado pelo Grêmio
Na segunda-feira, ao iG, o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, admitiu que talvez o regulamento não evitasse times de aluguéis, mas, segundo ele, acabava com equipes montadas em 15 de dezembro, às vésperas da competição. O exemplo relatado abaixo mostra que o otimismo do cartola é exagerado.
Peneira mineira
Foto: Marcel RizzoAmpliar
Arlindo Moreira, presidente do Oratório, defende que times do Norte possam fazer peneiras no Sul
O técnico do Oratório, Romeu Lima, e o presidente do clube, Arlindo Moreira, escolheram seis atletas mineiros, em uma parceria com um time amador de São João Del Rey, o Athletic Club, e outros de São Paulo, que foram até a cidade mineira enviados por empresários tentar a sorte para disputar a principal competição de base do futebol brasileiro.
“Se clubes grandes do Sul vão até o Norte fazer peneira, porque eu não posso fazer em Minas?”, questiona Moreira, que na quarta-feira assistiu sua equipe ser goleada pelo Grêmio por 5 a 0, na sede de Osasco pelo grupo S. “Quando falam dos times do Norte , acabam focando muito em sofrimento. Mas estou tentando profissionalizar, deixar algo de bom para nossos garotos. Por isso as parcerias”, disse Moreira.
Ele admitiu que o clube inscreveu no BID dezenas de jogadores antes da escolha, para cumprir a regra estipulada. E que a peneira dos meninos só ocorreu mais de um mês depois. “Fomos eu e o treinador em um final de semana para São João Del Rey. Havia 32 garotos, não só de Minas, alguns de São Paulo também. A parceria tem a questão econômica e a técnica. Não queremos fazer feio na competição e não temos condições de bancar o time inteiro para a viagem a São Paulo”, contou Moreira.
O acordo com o Athletic Club previa um mês de treinamento na cidade, com hospedagem e alimentação. Foi dessa maneira que os meninos do Amapá puderam conhecer os paulistas e os mineiros. Em troca, o Oratório se comprometeu de levar à Copinha ao menos cinco atletas do Athletic, clube que nem é filiado à CBF (vive do amadorismo). Os outros jogadores pertencem a empresas (como a Intercapital Gestão Esportiva) e outros têm passagens até pela base do Corinthians.
Do time titular contra o Grêmio, cinco garotos viajaram do Amapá, três eram mineiros e três de São Paulo. “Ainda não acertamos o que fazer caso algum dos garotos interesse a um clube. Vamos esperar acontecer”, disse Moreira. A Copinha ainda é uma boa vitrine.
Foto: Gazeta Press
Jogadores do Oratório (branco) ouvindo o Hino Nacional: só cinco titulares do Amapá
- Leia tudo sobre:
- copa são paulo 2012 •
- corinthians •
- flamengo •
- palmeiras •
- são paulo •
- vasco •
- grêmio •
- santos •
- fluminense •
- botafogo •
- oratório
Textos recomendados para você
Notícias Relacionadas
06/01/2012 | 09:32
Guardiola é eleito novamente o melhor treinador de clube do mundo
Melhor brasileiro da lista da IFFHS foi Muricy Ramalho, do Santos, derrotado pelo Barcelona de Guardiola no Mundial de Clubes06/01/2012 | 09:15
Sorondo aposta na bola aérea para ser titular do Grêmio
Com 1,90m de altura, zagueiro quer ajudar a resolver problema da temporada passada06/01/2012 | 07:40
Abel Braga elogia Jean e diz que pediu a contratação de Ibson
Treinador do Flu confirmou que volante integrava uma lista de quatro jogadores pedidos à diretoria06/01/2012 | 07:10
Vasco troca gramado, grade e terá novo placar eletrônico
Previsão é que time volta a jogar em São Januário dia 4 de fevereiro, contra o Figueirense, pelo Carioca06/01/2012 | 07:07
Neymar segue projeto de internacionalização contra vexame do Japão
Atleta conta com o apoio do israelense Pini Zahavi, agente influente no exterior, parceiro de Kia Joorabchian
Nenhum comentário:
Postar um comentário