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Postado em 28/05/2016 às 12:54
Telefonia e TV por assinatura somam mais de 30% das queixas ao Procon
Em abril, reclamações por serviços relacionados a celulares dispararam
Categoria: Geral
Uma a cada três queixas no Procon é provocada pelo setor de telecomunicações - Arquivo
CARLOS RODRIGUES
O setor de telecomunicações, com os serviços de TV por assinatura e
telefonia, foi o que mais gerou reclamações na unidade Marília da
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Balanço divulgado
pelo órgão aponta que 30% de todos os atendimentos do órgão, ou seja,
quase um terço das queixas, foi motivado pelas operadoras.
Em março, o setor participou com 28,48% das reclamações e teve como
destaque negativo os pacotes de TVs por assinatura (11% de todas as
reclamações). Já no último relatório publicado, a telefonia celular
tomou a dianteira, com 12,8% das queixas.
A coordenadora da unidade Marília, Ana Paula Molica Sampaio, afirma
que a maior parte dos consumidores reclama de cobranças improcedentes
por serviços que, segundo os usuários, não foram prestados. “Nesse
segmento (telecomunicações), observamos um crescimento considerável ao
longo do tempo nas queixas quanto às operadoras de a cabo ou via
satélite”, informou.
Ela acredita que a causa esteja diretamente relacionada ao acesso
facilitado ao serviço, o que não justifica nenhum descumprimento das
obrigações contratuais que as empresas estabelecem com os clientes.
OUTROS VILÕES
O mercado de crédito, subdividido pela unidade do Procon entre bancos
comerciais e operadoras de cartões, é o segundo com o maior número de
reclamações. Em abril, 11,94% dos atendimentos se referiram ao segmento.
Os itens telefone (aparelho convencional e celular), serviço de
Internet (Cabo/3G/4G/Provedor), financeiras, vestuário (calçado /
roupas) e cursos livres encerram a lista dos 10 serviços com maior
número de queixas.
SERVIÇO
Em Marília, o órgão está localizado na avenida das Indústrias, nº
294, ao lado do Ganha Tempo. O atendimento é das 09h às 16h, de segunda
a sexta-feira. O telefone é o (14) 3401-2466
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