quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ao negar sigilo das contas de Cunha, ministro do STF alega “interesse social”

Por Luciana Lima - iG Brasília | - Atualizada às
compartilhe
Texto

A decisão de Teori Zavascki foi divulgada nesta quinta-feira e abrange também os gastos da filha do presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha: alvo após mentir em depoimento em CPI
Antonio Cruz/Agência Brasil - 16.10.15
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha: alvo após mentir em depoimento em CPI
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta quinta-feira (22), o despacho do relator do processo da Operação Lava Jato, ministro Teori Zavascki, no qual o ministro nega ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o sigilo no inquérito que investiga a existência de contas secretas na Suíça. A decisão se estende à filha do deputado, a publicitária Danielle Dytz Cunha, também suspeita de ser beneficiária das contas na Suiça que teriam movimentado recursos desviados da Petrobras.
O relator argumentou que “a publicidade dos atos processuais é, constitucionalmente, pressuposto de sua validade, a significar que o regime de sigilo constitui exceção, só admitida nas situações autorizadas em lei, notadamente quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”.
O advogado de Cunha, o ex-procurador geral da República Antônio Fernando de Souza, havia argumentado no pedido que o atual procurador, Rodrigo Janot, “expôs indevida e ilegalmente” Cunha, sua mulher e sua filha ao não tratar como sigilosos documentos que estavam sob sua guarda e que mostravam movimentações financeiras e gastos da família de Cunha.
Esses extratos bancários e documentos assinados para a abertura das contas foram enviados ao Ministério Público brasileiro pelo órgão correspondente na Suíça.
No despacho, o ministro, no entanto, atendeu parcialmente o argumento da defesa ao conceder acesso de Cunha aos documentos do inquérito que o incriminam. “O acesso aos autos do inquérito é direito assegurado à defesa, a ser exercido nos termos da Súmula Vinculante 14”, afirmou o ministro.
O ministro Teori Zavascki, do STF:
Carlos Humberto/SCO/ STF - 01.09.2015
O ministro Teori Zavascki, do STF: "Publicidade do processo é pressuposto de sua validade"
O pedido de sigilo foi feito na semana passada sem, entretanto, admitir a existência das contas do presidente da Câmara no país europeu. O próprio Cunha negou ser beneficiário delas em depoimento prestado de forma espontânea à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e atualmente é alvo de uma representação, por quebra de decoro parlamentar, no Conselho de Ética da Câmara.
Os documentos apontam assinaturas de Cunha e movimentações feitas por sua mulher e filha em quatro contas bancárias abertas na Suíça entre 2007 e 2008, no banco Julius Baer.
De acordo com as investigações, o dinheiro que abastecia as contas soma US$ 34,5 milhões, que ele teria recebido, a título de propina, em negociatas envolvendo o contrato da Petrobras na compra de um campo de exploração em Benin, na África.
Leia tudo sobre: eduardo cunhateori zavascki
compartilhe
Texto
notícias relacionadas
fechar ×
social
fechar ×

ver mais antigos
comentários
fechar ×
Marília, 22 de Outubro de 2015 - 9:53

IVCAnuncie SobreExpedienteContato
Jornal Diário
FacebookTwitterYouTube
MRV


GM CRUZE

Postado em 21/10/2015 às 15:55

VEJA O VÍDEO: Simulado de desastre aéreo mobiliza serviços de emergência

Participaram mais de 130 pessoas, entre bombeiros, policiais, equipes de apoio, voluntários, profissionais e estudantes da área da saúde

Categoria: Polícia

Emergência simulada teve feridos leves e graves, além de mortos - Paulo Cansini
CARLOS RODRIGUES
Às 13h30 desta quarta-feira, o piloto de uma aeronave com 21 pessoas à bordo comunicou a pane e tentou pouso de emergência no Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich, em Marília. Apesar das voltas sobre a cidade para queima do combustível, logo após tocar o solo a aeronave ficou desgovernada e foi tomada pelas chamas, seguida de uma explosão. De forma simulada, foi esse o cenário encontrado pelos serviços de emergência da cidade, após alerta do controle de tráfego aéreo.
O exercício simulado, sob temperatura que bateu na casa dos 38°, reuniu mais de 130 pessoas entre bombeiros, policiais, equipes de apoio, profissionais e estudantes da área da saúde. Pelo menos uma vez por ano, várias instituições que atuam em segurança pública, saúde e emergências se unem para testar e treinar a capacidade de atendimento em ocorrências de grande porte.
O simulado desta quarta-feira (21) provocou várias ligações ao Corpo de Bombeiros de pessoas que se diziam preocupadas com o que teria ocorrido no aeroporto. A ação foi acompanhada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que interditou o pátio do aeroporto por três horas.
O simulado não comprometeu as operações de pousos e decolagens em Marília, já que o último voo regular da manhã aconteceu às 10h e o seguinte às 17h. As demais operações das empresas de taxi aéreo seguiram normalmente.
Além do Corpo de Bombeiros, o exercício contou com a participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar, GAT (Grupo de apoio ao Trânsito), CVR (Corpo Voluntário de Emergência), Unimar e Famema.

Comentários


Mais Recentes




Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário

Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail

Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Caderno B

Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados

Redes SociaisFacebookTwitterYouTube

Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. Desenvolvido por StrikeOn

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Marília, 7 de Outubro de 2015 - 14:54

IVCAnuncie SobreExpedienteContato
Jornal Diário
FacebookTwitterYouTube


Postado em 06/10/2015 às 16:40

PAT divulga oportunidades de trabalho: são 47 vagas nesta quarta (07)

Candidatos devem levar documentos pessoais e currículo na rua Carlos Gomes, 137, centro de Marília

Categoria: Geral

Candidatos devem levar documentos pessoais e currículo na rua Carlos Gomes, 137, centro de Marília - Arquivo
Nesta quarta-feira (07), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece 47 vagas de emprego em diversas áreas, seis delas exclusivas para pessoas com deficiência. As oportunidades são oferecidas por empresas e cadastradas no PAT para facilitar acesso de trabalhadores. Candidatos devem levar documentos pessoais (CPF, RG, Carteira de Trabalho e PIS) e currículo para a sede do posto, na rua Carlos Gomes, 137, centro de Marília.
Veja as vagas:
APLICADOR DE SILKSCREEN, À MÁQUINA 2
ATENDENTE DE LANCHONETE 20
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA 1
AUXILIAR DE AÇOUGUE 1
COSTUREIRA DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS 5
EMPREGADA DOMÉSTICA 2
ENCARREGADO DE SUPERMERCADO 1
GERENTE DE RESTAURANTE 1
MECÂNICO 1
MOTOFRETISTA 1
MOTORISTA CARRETEIRO 6
OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 1
VENDEDOR INTERNO (TELEVENDAS) 1
VENDEDOR PORTA A PORTA 1

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

AUXILIAR DE COZINHA 1
AUXILIAR DE ENFERMAGEM 1
AUXILIAR DE LAVANDERIA 1
AUXILIAR DE LIMPEZA 1
OPERADOR DE VENDAS (LOJAS) 1
PORTEIRO 1

Comentários


Mais Recentes




Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário

Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail

Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Caderno B

Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados

Redes SociaisFacebookTwitterYouTube

Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. Desenvolvido por StrikeOn