Com saída de Alessandro, Bota completa ciclo de renovação do time
Desgastado com parte da torcida, lateral-direito era o jogador com mais partidas pelo clube carioca
Foram anos vivendo entre a vaia e o aplausos. Xingado em muitos momentos e aplaudido em outros, o lateral-direito Alessandro recebeu a notícia de que não terá o contrato com o Botafogo, que se encerra neste mês, renovado. Jogador com mais partidas e mais tempo de 'casa', o atleta de 34 anos completa um ciclo de renovação da equipe que começou em 2010 e se encerra no final de 2011, quando os principais 'alvos' das arquibancadas foram aos poucos deixando o time carioca.
Mercado da bola: Veja a movimentação dos jogadores nos clubes brasileiros
Ainda que a maioria dos jogadores fossem apontados por diretoria e comissão técnica como exemplos de profissionalismo, as atuações irregulares e o desgaste com a torcida acabaram obrigando uma reformulação feita pelo departamento de futebol. O primeiro da lista foi o meia Lucio Flavio, que não renovou seu contrato no final do ano passado, após mais de quatro anos no clube carioca, onde foi capitão e conquistou um título carioca.
Leia mais: Com pré-temporada no Bota, F. Menezes acha que terá ano melhor
Depois, Leandro Guerreiro, Fahel e o próprio técnico Joel Santana acabaram deixando o Botafogo. Em todos os casos, apesar de sempre apontarem para 'uma parte da torcida', os perseguidos admitiram que o relacionamento ruim com a arquibancada do estádio Engenhão foi fator determinante para a mudança. Em comum, todos já tinham mais de um ano na equipe e haviam ultrapassado a marca de 100 partidas com a camisa do Botafogo.
Veja mais: Com novas saídas, Botafogo aumentará lista de reforços para 2012
Leandro Guerreiro e Lucio Flavio também ficaram marcados por terem participado de três vice-campeonatos cariocas contra o Flamengo. Em uma análise realizada no final de 2010, os dirigentes optaram por 'revitalizar' o elenco em um processo gradual.
O desgaste com os torcedores também foi um dos argumentos usados pelo vice-presidente de futebol do Botafogo, André Silva, para justificar a dispensa de Alessandro. "É uma questão complicada, temos respeito pelo Alessandro, carinho por esse jogador, ele coloca a cara em campo, mas existe certa incompatibilidade entre ele e a torcida. Então, como houve um desgaste, seria melhor procurar um clube sem a mesma rejeição", disse o dirigente, em entrevista à "Rádio Tupi".
Veja também: Botafogo 'balança' com oferta do São Paulo pelo lateral Cortês
Veja também
A passagem de Alessandro no Botafogo foi marcada por bons e maus momentos. Em 2007, no final de seus primeiros seis meses no clube, a diretoria chegou a divulgar oficialmente que não renovaria o contrato do jogador, mas acabou voltando atrás e prorrogou o vínculo com o jogador por mais um ano. Em 2008, o lateral foi um dos destaques na campanha que deixou o Botafogo na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Veja mais: Apesar de sucesso de Loco, 'legião' uruguaia segue longe do Botafogo
Vice-campeão carioca contra o Flamengo em 2008 e 2009, Alessandro se recuperou em 2010, quando o time comandado por Joel Santana conquistou o torneio estadual justamente em cima do rival rubro-negro.
Foram 241 jogos com a camisa do Botafogo. Nesta temporada, após a saída de Leandro Guerreiro e Fahel, o jogador chegou a declarar que não gostaria de renovar o contrato e que talvez fosse melhor buscar outro clube, mas voltou atrás. Porém, a decisão da diretoria em não contar mais com o jogador foi mantida.
Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente as mudanças no elenco
- Leia tudo sobre:
- botafogo •
- brasileirão 2011 •
- alessandro •
- mercado da bola
Textos recomendados para você
Notícias Relacionadas
- 19/12/2011 | 19:47
Flu acerta com Anderson e empresta Fernando Bob ao Atlético-GO
Diretoria acertou a compra de 50% dos direitos federativos do zagueiro Anderson e anunciou sua contratação para 2012 - 19/12/2011 | 15:51
Danilinho dá acerto com o Galo como certo e sonha com seleção
Reunião marcada para essa segunda pode confirmar Danilinho no Atlético-MG para a próxima temporada - 19/12/2011 | 14:58
Al Hilal dificulta acerto com Fla e Thiago Neves fica 'livre'
Clube carioca tinha até a última quinta para exercer sua prioridade de compra, mas as partes não chegaram a um acordo 19/12/2011 | 14:27
Alex Silva projeta Flamengo entre maiores do mundo em 2 anos
Para jogador, apesar de problemas financeiros e estruturais, time está próximo de chegar ao nível dos grandes clubes europeus
Nenhum comentário:
Postar um comentário