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Postado em 25/01/2016 às 13:22
Comércio antecipa período de promoções para atrair consumidor
Vendas caíram 50% em comparação com o mesmo período de 2015; Acim orienta comerciantes a lançar ofertas
Categoria: Geral
Promoções que antes eram realizadas entre fevereiro e março passaram para janeiro - Alexandre de Souza
FABIELE FORTALEZA
Impulsionadas pela queda de 50% no movimento, as lojas do comércio de
Marília anteciparam a temporada de promoção da coleção de alto verão.
Em quase todas as vitrines, faixas anunciam descontos, preço único e
facilidades no pagamento. Segundo José Augusto Gomes, superintendente da
Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), a estratégia é
usada por todo o comércio para atrair o maior número de consumidores da
região.
“O poder de compra está limitado, não apenas em Marília, mas em todo o
Brasil. Para melhorar o cenário, a Acim orientou os associados a
trabalhar melhor os preços desta coleção, levando em conta que em breve
haverá a troca de estação”, informa.
Para Débora Scombate, 37, proprietária de uma loja de roupas
femininas e masculinas, baixar os preços é a única maneira de atrair o
consumidor para dentro da loja.
“O mês ainda não acabou, mas já percebi uma diminuição de 50% no
movimento em comparação com janeiro de 2015. As dificuldades começaram
no Natal, onde vendi 15% a menos que em 2014. Estamos apostando nas
promoções para tentar movimentar o comércio, pois os clientes não estão
saindo nem para dar uma olhadinha”, diz.
Janeiro é considerado o pior mês do ano para vendas no comércio. As
contas fixas da época, IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e
Territorial Urbana), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores), material escolar, matrículas e outras taxas, são o que
impedem o consumidor de ir às compras.
A aposentada Nair dos Santos, 60, afirma que durante o primeiro mês do ano ela só compra se o preço estiver muito bom.
“É só uma olhadinha para checar a mercadoria porque não dá para
gastar. Em dezembro a gente compra mais e em janeiro é obrigado a
economizar”, afirma.
MATERIAL ESCOLAR
O único setor que eleva suas vendas no mês de janeiro é o do material
escolar. Nesta época as papelarias ficam lotadas e, dificilmente,
lançam promoções. No entanto, os comerciantes do ramo se preparam para
vendas mais baixas, pois os pais estão cortando os supérfluos da lista
encaminhada pelas escolas.
“Está tudo muito caro. Para não passar do orçamento comprei um pouco
em dezembro e o restante em São Paulo. A economia foi de 50%”, informa a
professora Maria Rosângela, 40.
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