Cinegrafista atingido por explosivo em protesto no Rio tem morte cerebral

Do UOL, no Rio
  • Agência O Globo
    Cinegrafista da Band é ferido por explosivo na cabeça, durante ato na Central do Brasil, no centro do Rio Cinegrafista da Band é ferido por explosivo na cabeça, durante ato na Central do Brasil, no centro do Rio
O cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta segunda-feira (10), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6).

Rojão atinge cinegrafista durante protesto no Rio - 6 vídeos

No mesmo dia em que foi ferido, Andrade passou por uma neurocirurgia para estancar o sangramento e estabilizar a pressão intracraniana. Além do afundamento de crânio, ele perdeu parte da orelha esquerda.
Em entrevista à "TV Globo", a mulher do cinegrafista, Arlita Andrade, diz que não consegue perdoar os responsáveis pela morte. "Perdoar? Meu marido está indo embora, eles destruíram uma família. Uma família que era unida, muito unida mesmo", afirmou.

Veja o momento em que o cinegrafista é atingido

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu no domingo o estudante universitário e tatuador Fábio Raposo, indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Segundo informações da Polícia Civil, Raposo foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Pela explosão que feriu gravemente o profissional da "Band", Raposo foi indiciado por homicídio qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenado, ele pode receber uma pena de mais de 30 anos de prisão.
O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª DP (São Cristóvão) e responsável pela investigação, informou que Raposo aceitou colaborar com a polícia em benefício da delação premiada. Arlita disse que tem recebido informações sobre a investigação da polícia.
"Eu vi [Raposo] pedindo desculpa, mas eu acho que o que falta neles é o amor, o amor pelas pessoas, porque a gente não faz isso. Ele disse que foi sem intenção. Que seja, mas meu marido estava trabalhando, estava mostrando uma manifestação", afirmou a mulher do cinegrafista.
Ampliar

Cinegrafista da Band é ferido em protesto no Rio24 fotos

16 / 24
10.fev.2014 - Imagens postadas por amigos nas redes sociais mostram o cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49, trabalhando. Santiago teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta segunda-feira (10). Ele foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6) Reprodução/Facebook
O advogado do estudante afirmou que já identificou o nome da pessoa que atirou o rojão e que deve entregá-lo à polícia. "Através do Fábio localizei uma pessoa que é íntima deste rapaz e me passou a identidade e o CPF deste rapaz. A pessoa me passou e vou entregá-lo à autoridade policial", afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes em entrevista à "Globonews".

PRINCIPAL SUSPEITO

  • Reprodução/TV Brasil Imagens da "TV Brasil" mostram um homem de camisa cinza e calça jeans correndo pela Central do Brasil. Para a Polícia Civil, ele foi o responsável por acender o rojão

Comentários 491

Avatar do usuário
  1. Avatar de VELOSÃO

    VELOSÃO

    11 minutos atrás
    Agora que a grande midia teve um deles morto, vai fazer de tudo para condenar culpados. A lamentável morte pode trazer beneficios pq agora o tal de " black Broc" vai ser olhado pelas entranhas, e o pessoal destas passeatas malucas vão pensar melhor. Depois desta morte, vamos ter a Copa mas os governos continuarão ausentes e ajustiça pelas próprias mãos vão crescer. Lamento tudo isto!
  2. Avatar de Mr incridible

    Mr incridible

    11 minutos atrás
    o problema aqui é um só! temos que tirar os bandidos das ruas e mete-=los na cadeia. Assaltantes, assassinos, baderneiros e bandidos de todas as especies. A lei é pra todos. A vida de um trabalhador não pode ficar impune. Foi sem querer? apodreça da cadeia!
  3. Avatar de Jose, o indignado

    Jose, o indignado

    13 minutos atrás
    Mais um pai de família entre tantos e tantos que morrem neste país diáriamente. hoje cinegrafista, ainda ontem uma taxista, um carteiro, uma dentista, um delegado da policia federal, um camionheiro, um gari, um operário de estádio de futebol, um paciente na fila do SUS, um jovem homossexual, um jornaleiro, um estudante por causa de um celular e tantos outros..só os políticos parecem imunes.
  4. Avatar de Daniel Teberga

    Daniel Teberga

    13 minutos atrás
    Uma triste baixa de guerra. Deu a vida em troca de garantir o direito à protestar dos demais. No fim, só mais uma estatística.
  5. Avatar de ailsil

    ailsil

    13 minutos atrás
    Infelizmente foi um cinegrafista de campo que foi atingido. Deveria ser o pessoal da redacao que edita as noticias e insite ( Devem mudar o discurso agora) em apresentar os policias como torturadores e os marginais como populacao protestando. A imprensa anda na contramao dos anseios e desejos da maioria da populacao de bem . Acho que o pessoal da midia nao le os comentarios de algumas materias , como a que estavam condenando a jornalisa do SBT Raquel , onde 95% dos comentarios eram /sao a favor dela
  6. Avatar de Eomer

    Eomer

    15 minutos atrás
    Esses black blocs são uns inúteis. Fazem protestos que atingem o povo ao invés de atingirem o governo. São uns imprestáveis!
  7. Avatar de betaum

    betaum

    15 minutos atrás
    Acidente provocado por pessoas irresponsáveis que não tem noção das extensões de suas irresponsabilidades. Um crime de homicídio culposo, com o agravante de se usar artefato explosivo em meio a uma multidão. Que se esclareça quem foi o outro autor do fato, que sejam julgados e punidos na forma da Lei. E também que essas manifestações violentas não mais se repitam.
  8. Avatar de chicofrancisco

    chicofrancisco

    15 minutos atrás
    a culpa de tudo isso é da imprensa, que vive protegendo black bosta e quadrilheiro das organizadas. deixxem a policia trabalhar que esses quebra-quebras acabam rapidinho.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos