quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


Consignado do INSS será liberado na hora a partir de setembro

Hoje, liberação do dinheiro leva mais de três dias; novo modelo facilitará contratação por meio de terminais de autoatendimento, informa o INSS

Vitor Sorano - iG São Paulo |
Brasil Econômico/Marcela Beltrão
Hoje, liberação do empréstimo demora até 24 horas após autorização do INSS, diz Caixa
Os empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão liberados imediatamente pelos bancos a partir de 15 de setembro. Hoje, o dinheiro demora mais de três dias para chegar às mãos do beneficiário. A medida também facilitará a contratação do empréstimo por meio de terminais de autoatendimento.
O sistema deverá acelerar uma modalidade de crédito que registra cerca de 1 milhão de operações por mês e, segundo a  Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), cresce a uma média de 28% ao ano em volume emprestado.
A agilização do processo de aprovação do empréstimo será possível porque a comunicação entre os bancos e o INSS passará a ser online. O procedimento atual é feito por meio da troca de arquivos – o que é conhecido como rotina batch – e leva, em média, três dias.
Além disso, o banco atualmente pode levar mais algum tempo para liberar os recursos após a averbação, que é o registro do empréstimo pelo INSS. Na Caixa Econômica Federal, esse prazo chega a 24 horas, segundo informou a instituição.
As condições do crédito não mudam: prazo de até 60 meses para, com parcelas que comprometam, no máximo, 30% do valor do benefício. A taxa máxima de juros está em 2,14%.

Novo estímulo

Número de concessão de empréstimos consignados do INSS
Fonte: Ministério da Previdência
Santander confirma adesão
A comunicação online entre bancos e INSS é batizada de Projeto ECO (Empréstimo Consignado Online) e é desenvolvida pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). De acordo com a Caixa, o INSS estabeleceu 15 de setembro de 2014 para início do novo modelo, data decidida em consenso com as instituições financeiras junto à Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O INSS não confirmou a data de início. Em entrevista ao iG no último dia 15, o diretor de benefícios da instituição, Benedito Brunca, disse apenas que o sistema “deve ser implantado neste ano de 2014”, por estar “bastante avançado.”
Além da Caixa, o Santander e o Banco do Brasil confirmaram que participarão do novo sistema tão logo ele esteja disponível.
De olho num mercado de R$ 64,8 bilhões e que representa baixo risco, todas as instituições que operam no segmento devem aderir, segundo a Acrefi.
“O sistema [bancário] vê como produto importante e a concorrência é muito acirrada”, afirma Tingas.
Sindicato critica facilidade
Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Carlos Andreu Ortiz, avalia que o momento deveria ser para se estabelecer limites, e não facilidades, ao crédito consignado. Como o iG mostrou, a modalidade e a única entre de crédito pessoal em que a inadimplência não tem recuado.
“O consignado teve um baita de um avanço. Há um grande número de aposentados que faz não porque precisa, mas para ajudar alguém na família”, afirma. “Eu tenho minhas restrições.”
Para Tingas, da Acrefi, esse perfil tem se tornado menos comum, assim como a utilização para viagens. A modalidade, afirma, tem sido masi buscada como uma ferramenta para quitar dívidas mais caras – toma-se o consignado do INSS, por exemplo, para pagar o cartão de crédito.
“Isso é bom. Mas é importante ter um planejamento financiero muito bom. Para o aposentado do INSS, o empréstimo signifca o compretimento de uma renda que já é curta”, diz.
Leia tudo sobre: inssconsignadosuas contascrédito

terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Piracicaba registra queda no número de latrocínio

iG Paulista - 28/01/2014 - 09h32 |
Da Gazeta de Piracicaba | igpaulista@rac.com.br
A região de Piracicaba fechou o ano de 2013 com queda de 13,33% no número de latrocínios (roubo seguido de morte). De janeiro a dezembro, foram registrados 13 casos, ante 15 em 2012. É a menor quantidade de ocorrências da série histórica iniciada em 2001, igualando-se ao ano de 2010. A cidade de Piracicaba responde por três casos de latrocínio em 2013, contra quatro no ano anterior.

A redução é ainda mais expressiva na comparação mensal, com 75% a menos em dezembro. O indicador passou de quatro casos ocorridos em dezembro de 2012, para um no último mês. No município de Piracicaba não houve latrocínio em 2013 e em 2012 foi registrado um.

Outro indicador de criminalidade que registra morte violenta, os homicídios dolosos caíram 22,22% na região em dezembro do ano passado, com oito registros a menos. Foram contabilizadas 28 ocorrências, contra 36 em igual mês de 2012. Entretanto, houve crescimento de 18% no ano.

Piracicaba registrou quatro homicídios dolosos em dezembro de 2013, contra sete no mesmo período em 2012. Mas o número de vítimas envolvidas em ocorrências de homicídio doloso na cidade aumentou de 48 para 58 entre 2012 e 2013. Desde 2009, há um aumento de crimes dolosos em Piracicaba: 18(em 2009); 39 (em 2010); 43 (em 2011); 48 (em 2012); e 51 (em 2013).

Os dados fazem parte das estatísticas criminais divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). TRÁFICO

O número de ocorrências por tráfico de entorpecentes aumentou em Piracicaba: passou de 681 (em 2012) para 827 (em 2013). Os roubos de cargas também cresceram entre 2012 e 2013 na cidade, passando de seis registros para 10. E o número de estupros registrados também teve um acréscimo no município, foram 39 em 2012 contra 54 em 2013.

Furtos e sequestros
O levantamento mostra que os furtos recuaram 2,32% em 2013. No ano passado, foram registrados 32.111 casos, ante 32.873 em 2012 – ou seja, 762 a menos.
O indicador também apresentou redução no mês de 5,79%, com 155 furtos a menos. Em dezembro do ano passado, aconteceram 2.520, ante 2.675 no mesmo mês de 2012.
Houve uma extorsão mediante sequestro a menos na região em 2013. No ano anterior, foram contabilizadas duas ocorrências.

Ação policial

A eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões na região de Piracicaba. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 13.368 prisões em 2013. Esse é o maior número da série histórica do indicador, que foi iniciada em 2001.

Em comparação com o ano anterior – quando foram feitas 11.669 prisões –, houve um aumento de 14,56%, ou 1.699 registros a mais no indicador de produtividade policial.
As polícias também bateram recorde nos flagrantes de tráfico de entorpecentes em 2013, com 4.897. Em 2012 foram feitos 4.095 – ou seja, aumento de 19,58%.

Foram retiradas das ruas da região 1.373 armas de fogo ilegais no ano passado. O aumento é de 5,45% ou 71 armas a mais.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


Felipe Massa em Miami

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Justin Bieber disputa racha e é detido; veja imagens29 fotos

13 / 29
23.jan.2013 - Imagem de Justin Bieber fichado pela polícia foi divulgada pelo Twitter do departamento de polícia de Miami Leia mais Reprodução/Twitter
Os carros alugados por Justin Bieber, que foi detido por dirigir sob influência de álcool e praticar racha, na noite desta quarta-feira (22) em Miami, pertencem a Lou La Vie Exotic Car Rental, locadora de veículos de luxo que tem como sócios os irmãos Dudu e Felipe Massa.
Márcio Fonseca, assessor do piloto de Formula 1, confirmou ao UOL que os veículos foram alugados na loja, mas que os irmãos são sócios minoritários na empresa e que eles ficaram sabendo na noite desta quinta-feira (23) da prisão de Bieber com os carros.
"Falei com o pai deles agora, que disse que o Felipe ficou sabendo no início da noite. Eles não são donos da loja, tem pequena porcentagem. Felipe está na Inglaterra a trabalho. Não comentou nada, nem tem o que falar. As pessoas alugam os carros lá com frequência", afirmou o assessor.
Cantor detido
O cantor Justin Bieber foi detido em Miami na manhã desta quinta-feira (23) sob múltiplas acusações, incluindo dirigir sob influência de substância alcoólica, disputar racha e resistir à prisão. O cantor foi fichado, processado e pagou fiança de US$ 2,5 mil.
Sob custódia do departamento de polícia, Bieber passou por testes para definir o nível de álcool no sangue. O artista chegou a fazer um teste de sobriedade logo que foi detido, mas foi reprovado. Ele foi levado para uma delegacia.
Na delegacia, o cantor admitiu o consumo de álcool, de medicamentos prescritos e de ter fumado maconha, disse Raymond Martinez, chefe de polícia de Miami Beach. O cantor também contou que não tinha certeza sobre o medicamento que havia tomado, uma vez que foi lhe dado por sua mãe, Pattie. Durante audiência com o juiz nessa tarde, o músico ficou calado. 
Bieber também foi acusado de dirigir com uma carteira de motorista vencida, do estado da Geórgia, e de resistir à prisão de forma não violenta, por ter se recusado a tirar as mãos do bolso quando isso foi exigido pelos policiais, além de tê-los xingado.
A polícia informou à imprensa que o cantor dirigia entre 88 a 97 km por hora em uma área liberada para 48 km por hora.
Ampliar

Relembre as confusões e excentricidades de Justin Bieber33 fotos

20 / 33
25.mar.2013 - Justin Bieber fica sem camisa em aeroporto na Polônia com temperatura de -10ºC Leia mais REUTERS/Tomasz Stanczak/Agencja Gazeta
O chefe de polícia da cidade, Raymond Martinez,  disse que o astro teen estava "incoerente" na hora da prisão e revelou que um dos testes atestou que o artista havia usado drogas. Outras fontes dentro da polícia revelaram ao "Miami Herald" que o cantor admitiu estar sob o efeito de cerveja, maconha e antidepressivos.
A NBC e o TMZ informaram que cantor havia acabado de deixar um clube noturno quando foi parado pela polícia, em uma zona residencial de Miami, próximo à praia, com um Lamborghini amarelo, que havia sido alugado.
O motorista com quem Bieber estava disputando o racha, identificado como o cantor de R&B Crazy Khalil, também foi detido - e, assim como o astro teen, dirigia uma Ferrari vermelha. Khalil, cujo nome completo é Khalil Amir Sharieff, foi acusado de dirigir sob efeito de álcool e multado em US$ 1 mil.
Vídeos mostram Bieber em Lamborghini

Vídeos divulgados na internet nesta quinta-feira retratam o momento em que Bieber foi abordado por oficiais. Um deles foi obtido pelo TMZ, enquanto outro foi publicado por fãs do rapaz.
O TMZ também divulgou uma filmagem na qual Bieber aparece correndo com seu carro pelas ruas de Miami.
 
* Com informações das agências AP e AFP

COMENTÁRIOS 61

Avatar do usuário
  1. Avatar de mdo

    mdo

    23 minutos atrás
    Até que enfim a Ferrari do Massa andou rápido...
  2. Avatar de Gaúcho ao Extremo

    Gaúcho ao Extremo

    24 minutos atrás
    Bom... pelo menos vai passar algumas horas em cana, talvez depois do julgamento terá que prestar serviços comunitários... coisa que aqui na Brasil celebridades, ou melhor, pseudocelebridades, não passariam nem perto de punição!!! o Adriano cachaça já foi pego em 3 blitz lei seca se negou ao bafometro... anda livre, não passou em cana nem algumas horinhas... continua bebaço no volante!!! Esse Brasil é o país da impunidade!!!
  3. Avatar de nelfisio

    nelfisio

    25 minutos atrás
    Como meu pai dizia: surto de idiotice galopante...
  4. Avatar de MLatorre

    MLatorre

    27 minutos atrás
    Não se houve falar nada contra os polemicos Black sabbath, Slayer, Kiss, rolling Stones, e quem da dor de cabeça é o teen Justin Bieber...o mundo virou ao contrario mesmo rsrsrsrsrsrs
  5. Avatar de Sdx

    Sdx

    32 minutos atrás
    Nossa !!! Que loucura !!!
  6. Avatar de TA BARATO PRA CARAMBA

    TA BARATO PRA CARAMBA

    34 minutos atrás
    Moleque tonto, devia ter se arrebentado em um poste.
  7. Avatar de Zécutivu

    Zécutivu

    53 minutos atrás
    88 km/h ou 88 ml/h ? A diferença é muito grande mas de qualquer maneira, ainda não havia dado tempo de colocar uma segundona na Lambo...rsrsrs...cadeia nele!!
  8. Avatar de BUBURI

    BUBURI

    56 minutos atrás
    Parece ser mais uma jogada de marketing do moleque que não quer sair da mídia. Aqui no Rio foi ´surpreendido´ pichando muros, frequentando saunas e passeando com garotas de programa. É mais uma tentativa a fim de evitar uma aposentadoria artística precoce ( embora esteja com muito dinheiro ). Vamos aguardar a próxima. Será mais um discurso de improviso de 8 laudas.
  9. Avatar de pedro83

    pedro83

    58 minutos atrás
    Sonho em ser o cara que tire a risada do rosto desse cretino.
  10. Avatar de Huddyyy

    Huddyyy

    1 hora atrás
    Alugou na loja do Massa? Certeza que perdeu o racha!
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso